Se você está pensando em começar um novo investimento e abrir um negócio de pipoca Gourmet, você está indo no caminho certo!
Como nós já falamos em dois post diferentes:
A pipoca Gourmet é um alimento muito consumido no mundo e, em especial, no Brasil.
Para você ter ideia, só no Brasil são produzidas mais de 70 mil toneladas dessa delícia.
E isso faz com que muitos empreendedores acabem querendo apostar neste segmento.
Alguns apostam em começar do zero o empreendimento e outros preferem trabalhar com uma empresa já consolidada, em uma franquia.
Mas afinal como é uma franquia de pipoca Gourmet?
Uma franquia de pipoca Gourmet, como todas as outras franquias, tem vários pontos positivos e alguns nem tanto…
Até o pessoal do SEBRAE fez um compilado com todas as vantagens e desvantagens das franquias, veja mais aqui.
Mas nós resumimos os principais pontos positivos abaixo para facilitar sua vida!
Entre os pontos positivos nós destacamos:
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado,
- Apoio do franqueador para iniciar a operação com dicas e orientações,
- Modelo de negócio já testado pelo franqueador,
Já entre os pontos negativos nós frisamos os seguintes fatos:
- Taxas mensais sobre o faturamento bruto do ponto de venda (royalties),
- Padrões rígidos de operação e normas pouco flexíveis,
- Compra mínima mensal (acredite, em algumas franquias você é obrigado a comprar mensalmente um valor X!)
Por conta disso muitos empreendedores que investem em franquias acabam ficando um pouco chateados por terem que trabalhar “engessados”.
Uma alternativa a franquia de pipoca Gourmet
Como a Gourmet Popcorn sempre preza pela criatividade e alegria de todos, nós acabamos optando por não trabalhar com o sistema de franquia de pipoca.
Atualmente nós trabalhamos com o Licenciamento da Marca.
Você deve estar se perguntando a diferença não é mesmo?
Bom, pra começar você terá todos aqueles pontos positivos que comentamos antes nas franquias. Para refrescar sua memória, os pontos são:
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado,
- Apoio do licenciador para iniciar a operação com dicas e orientações,
- Modelo de negócio já testado pelo licenciador,
E os pontos negativos?
Então, no licenciamento da marca os pontos negativos de uma franquia são contornamos por que:
- É cobrada apenas uma taxa inicial para o licenciamento da marca (autorização do uso), uma vez paga esta taxa você se torna o embaixador oficial da marca;
- O procedimento nos pontos de venda são tem algumas orientações básicas, mas a forma de atendimento é a que melhor se adaptar à região de atuação do ponto;
- A compra de pipocas para seu ponto de venda vai depender unicamente da sua venda. Você comprará só aquilo que precisar.
Legal né?
Além dos pontos que citamos acima, o licenciamento de marca se destaca pela exclusividade territorial que é concedida ao licenciado.
Se você quiser saber mais sobre o licenciamento da marca, faça seu cadastro através deste link!
Então, o que achou da opção de licenciamento de marca concedida pela Gourmet Popcorn?
Já pensou em como seria se tornar um embaixador da primeira pipoca Gourmet do país?
Sinta-se a vontade para falar com dos nossos agentes de expansão pelo Whatsapp: (054) 984.231.029